quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

FLORES; FECHAMENTO DE ESCOLA É ALVO DE RECLAMAÇÕES DOS MORADORES DA CAIÇARA DOS QUINCAS

 Moradores da comunidade rural do populoso sitio Caiçara dos Quicas, no municipio de Flores, reclamam do fechamento da Escola Municipal Justino Gomes Duarte que. foi Fundada em 1985 na gestão de Edilton Santana e reformada na gestão de Marconi Santana no ano de 2012 em parceria com o governo do estado. 
Os moradores afirmam que foram pegos de surpresa com o fechamento da escola e a mudança de matricula de seus filhos para uma nova escola de ensino fundamental construida na Caiçara dos Fernandes, localidade esta com o menor número de estudantes. 
 Agora abandonada em meio ao matagal e servindo de moradia para morcegos e ninhos de pássaros, o moradores questiona pra que servirá o predio e dão ideia para que os alunos voltem a estudar perto de casa ou que o local sirva como Posto de Saúde para atender a comunidade.
A escola atendia quatro turmas de alunos no periodo matutino vindos de localidades como Bezerros, Caiçara dos Fernandes, Oiti, Cacimbas, Agrestina e Caiçara dos Quicas. O prédio contém duas salas de aula, banheiros, biblioteca, cozinha, pátio e murada, além de orelhão telefônico.
 Ainda segundo os moradores, as crianças estão sendo levadas a nova escola que foi construída a uma distância de 05 Km da Caiçara dos Quincas, em uma camionete D-20 sem proteção e sem segurança.
No ano passado (2014) houve a ameaça de fechamento da escola caso a comunidade não tivesse a quantia de 22 alunos para estudar, a comunidade se mobilizou e conseguiram na própria comunidade um total de 23 matriculas para o ano de 2015, foi quando no dia do inicio das aulas em 05 de Fevereiro, foram pegos de surpresas com a escola fechada tendo que levar seus filhos para a Caiçara dos Fernandes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário