quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Temperatura no Sertão de Pernambuco deve subir e pode atingir os 39ºC no verão

Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, ainda é inverno, mas a sensação já é de calor. Segundo o meteorologista da Universidade Federal do vale do São Francisco (Univasf), Mário de Miranda, a tendência é que as temperaturas aumentem até a chegada do verão, prevista para iniciar em 21 de dezembro. Com isso, a população precisa redobrar os cuidados com a hidratação e com a proteção da pele
Em vez de casaco de frio, o guarda-sol já voltou a ser um acessório indispensável da população. “O sol está muito forte e a gente tem que se prevenir e cuidar um pouco. Usar bastante protetor solar, hidratante, bebendo bastante água”, revela a professora Silvaneide Pereira.
A segunda maior temperatura do ano foi registrada na última segunda-feira (22), quase 37ºC. A primeira foi em janeiro quando chegou a marcar quase 38ºC, mas a estação era verão, então justificava o calor.
O meteorologista da Univasf, Mário de Miranda, disse que a explicação pode estar no céu sem núvens. ”Nesses dias em que não tem nebulosidade durante o dia, a radiação solar passa com maior intensidade e aquece a superfície. Nós vamos ter temperaturas elevadas, a tendência é essa de ir aumentando até atingir temperaturas que podem chegar aos 39ºC no verão”, explica.
As altas temperaturas requer um maior cuidado para quem se expõe ao sol, o que favorece o consumo de alimentos gelados como sorvetes, picolés, água, refrigerantes e bebidas. O vendedor de picolé, Francisco Teles, comemora as vendas e deseja que o calor continue intenso. “Se não tiver o calor a gente não vende, na friagem a gente estava vendendo muito pouco, mas agora começou a melhorar. Tem que vir mais calor para ficar melhor ainda".

Nenhum comentário:

Postar um comentário