A Ordem dos Músicos do Brasil (OMB), realizou no ultimo sábado (28), uma ação para regularizar os músicos da cidade de São José do Egito. Através de uma banca examinadora, a OMB, qualificou, os músicos quanto à situação profissional (músico prático e músico profissional). Pela manhã, os músicos egipcienses passaram pelo exame de teoria musical. Pela tarde, os aprovados enfrentaram o exame de prática musical. A ação contou com a presença do presidente do Conselho Regional da Ordem dos Músicos do Brasil, Estevan Vieira.
Segundo a lei nº 3857, todos que exercem a música como atividade profissional devem ser filiados à Ordem dos Músicos do Brasil, submeter-se ás provas de qualificação e retirar sua carteira profissional. Os músicos se filiam a OMB, sobretudo, para ter respaldo legal na hora de negociar melhores contratos e reivindicar condições de trabalho mais dignas.
Segundo Jorge Carlos, presidente da a ordem em Afogados da Ingazeira, a carteira é um importante instrumento de trabalho do músico. É sua identificação profissional, tendo fé pública em todo território nacional. Para obter a carteira de músico profissional, o candidato deve fazer uma prova escrita de conhecimentos de teoria musical e executar uma peça através de partitura, escolhida pela banca examinadora; Para obter a carteira de músico prático, o candidato realiza uma prova de avaliação (afinação, ritmo, harmonia).
(Itamar França)

Nenhum comentário:
Postar um comentário