sexta-feira, 11 de março de 2016

Custódia celebra neste sábado (12), 22ª edição da Tradicional Missa do Vaqueiro

Devotos de São José e vaqueiros de Custódia e região se reúnem neste sábado, 12 de março, para celebrar a 22ª edição da Tradicional Missa dos Vaqueiros em homenagem ao nosso padroeiro São José, (Tradicional Festa de Março). São esperados milhares de devotos e vaqueiros tipicamente trajados e em suas montarias na cavalgada que precede a Santa Missa que acontece na tarde do sábado (12), a celebração será no Parque de Exposição de Animais Armando Wanderley da Fonte, às margens da BR 232. 
Os vaqueiros conduzem a imagem de São José do Bairro da Rodoviária até o Parque de Exposição num longo percurso. Durante o trajeto, há muita oração, música, e o som de aboios e berrantes. A Tradicional Missa dos Vaqueiros será seguida de apresentação de bandas como: Delmiro Barros, Vaqueiro Matuto e Mulher de Gado.
 A Tradicional Missa dos Vaqueiros de Custódia é promovida pela Prefeitura de Custódia e a Paróquia Matriz de São José. Este ano serão homenageados os saudosos vaqueiros: José Cardosos Filho (Sinhozinho) e seu filho Cristomério, e Nivaldo José de Melo (Nivaldo de Napoleão) e seu filho Cicero Márcio (Negão).
AGENDA:
- Às 14h, tem início a cavalgada religiosa, saindo da Rodovíária em direção ao Parque de Exposições.
- Às 16h, tem início a celebração da Santa Missa.
- Logo após a Santa Missa haverá Shows culturais com Delmiro Barros, Vaqueiro Matuto e Mulher de Gado.
Tradição – Conhecida em toda região, a tradicional Missa do Vaqueiro de Custódia-PE atrai visitantes de vários municípios circunvizinhos. Muitos vaqueiros chegam vestidos nas tradicionais roupas de couro e mesmo sob o sol forte suportam o calor para receber a benção do pároco local e juntos proporcionam uma bela imagem da cultura e religiosidade.
*Este ano será a terceira vez que a tradicional Missa do Vaqueiro de Custódia será realizada após a regulamentação da profissão de vaqueiro sancionada pela presidenta Dilma Rousseff. no dia 15 de outubro de 2013.
Juliano Oliveira ASCOM/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário