terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Apac alerta para possibilidade de chuva forte em Pernambuco nas próximas 24 horas

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, na tarde desta segunda-feira (15), um alerta de chuvas com intensidade de moderada a forte na Região Metropolitana do Recife (RMR) e na Zona da Mata. O boletim aponta a possibilidade de que, em algumas áreas, os índices de precipitações ultrapassem 30 milímetros. Os maiores volumes, contudo, atingem o Agreste e parte do Sertão do Estado há três dias.
As chuvas estão sendo ocasionadas por um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que se formou no sul da Bahia e tem se concentrado em áreas do Interior de Pernambuco, de Alagoas e de Sergipe. “Com a grande movimentação de ventos girando no sentido horário, a umidade sai muito rápido da superfície e alimenta a área de formação de chuvas. É um fenômeno comum no período do verão, entre novembro e abril”, explica o meteorologista Tiago do Vale, da Apac.
Apesar de o alerta ter sido emitido para as áreas mais próximas do litoral, onde já tem chovido fraco desde o fim de semana, é difícil que os índices, de fato, ultrapassem os 30 milímetros, na visão do estudioso. “É um fenômeno que ocasiona chuvas muito concentradas e que nem no Agreste está tendo valores tão superiores. A questão é a intensidade, que é bem forte”, completou Vale.
Fonte: Apac

Nenhum comentário:

Postar um comentário