sexta-feira, 9 de outubro de 2015

AÇOUGUE E DO MATADOURO PÚBLICO DE JURU FORAM TEMA DE DEBATE NA CÂMARA MUNICIPAL NO DIA DO AÇOUGUEIRO

Juru em Destaque 

Ainda bem que durante a sessão desta sexta feira (09), na Câmara Municipal de Juru, sertão da Paraíba, foram deixadas as 'questões paroquiais' de lado e, dentre outros assuntos, os vereadores presentes decidiram denunciar a situação precária em que se encontram o matadouro público e o açougue municipal, tendo sido unanimidade que sejam tomadas com a urgência que o caso requer as devidas providências no sentido de oferecer aos consumidores as condições mínimas de higiene, principalmente no local de abate de animais.

A palavra "açougue" é um vocábulo de origem árabe (as-soq), que é completamente vernácula no português lusitano e profusamente utilizada no interior do país, sendo rara a cidade, vila ou povoado que não tenha uma Rua do Açougue, ou Travessa do Açougue. 
Em Juru não poderia ser diferente e sempre teve em pleno funcionamento os dois logradouros públicos, no entanto há bastante tempo ambos (açougue e matadouro) estão em situação de abandono total, com o abatedouro sem oferecer a menor condição de higiene e com o açougue fechado servindo apenas de depósito de bancas dos feirantes.

Apesar de haver quem discorde, a demolição do prédio do açougue que há muito tempo se encontra abandonado seria uma boa solução para dar lugar a uma pequena praça no local, que serviria de área de lazer para os moradores daquelas imediações. Aliás, com apenas duas praças, a cidade precisa de mais áreas destinadas ao lazer da população. 
Quanto ao matadouro, embora o atual gestor não tenha responsabilidade alguma no que tange as precárias condições físicas do mesmo, uma vez que foi construído há muitos anos, faz-se necessário, contudo, manter o local aparentemente melhor e limpo, disponibilizando os produtos que forem precisos para limpeza, enquanto não chegarem recursos destinados para construção de um novo prédio em local adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário