O funcionário local da Compesa e vereador Sávio Pessoa informou que o Gerente Regional Dr. Bruno comunicou na tarde desta sexta feira, 06/11, aos funcionários do escritório da companhia em Tuparetama e gestor municipal que a Barragem do Rosário entrou em colapso total.
A má notícia confirma os prognósticos anteriores e sendo assim, Tuparetama deverá ser abastecida a partir de terça-feira, 10 de novembro, por carros-pipas nas caixas d'água que serão colocadas nos pontos já determinados pela Compesa. A cidade de Tuparetama terá 22 caixas distribuidas em pontos estratégicos na Sede e no Bairro Bom Jesus.
Desde que teve seu sistema de abastecimento interligado à Barragem do Rosário, em meados da década de 90, esta é a primeira vez que a cidade passa a ser abastecida totalmente por carros-pipas.
Sem pressão não haverá solução
A Compesa havia prometido os primeiros testes da Adutora do Pajeú, que trará água do São Francisco para Tuparetama, para este início de Novembro, mas a empresa responsável pelas obras, MRM Engenharia não cumpriu o prazo, alegando redução do repasse dos recursos pelo Governo Federal. O prazo para a chegada da água em Tuparetama e SãoJosé do Egito foi estendido para o próximo dia 20, mas a própria gerência da Compesa parece duvidar deste cronograma, visto que resolveu implantar o sistema emergencial de pipas. Vereadores e gestores dos municípios afetados, como Tuparetama, deverão mobilizar a população para um ato de protesto caso a adutora não esteja funcionando até o final deste mês. (Tarcio Viu Assim)
Nenhum comentário:
Postar um comentário