Nesta quinta-feira, 165 Patrulheiros Mirins do 23º BPM, oriundos das Escolas Francisca Lira, Geraldo Cipriano, Letícia de Campos Góes e Petrunila Siqueira, todas de Afogados da Ingazeira, e também do Complexo Educacional Desportivo Governador Miguel Arraes, da cidade de Carnaíba, conheceram a fauna e a flora da caatinga com os policias militares, Cabo Jailson e Cabo Marcos Cesar, da CIOSAC, estes guerreiros deixaram a sede de sua Companhia em Custódia para ajudar o desenvolvimento do Programa na parte de educação ambiental.
A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro e sofre com o desmatamento, as queimadas, a poluição e a caça de animais. As crianças conheceram algumas plantas medicinais e outras nocivas à saúde, também observaram alguns animais e aprenderam sobre seu habitat e sua contribuição para o equilíbrio ambiental. Seguiram uma trilha pela caatinga e provaram das iguarias nativas como a coroa de frade e a batata de umbu. Aprenderam regras de sobrevivência e sentiram o calor escaldante do sertão no meio da vegetação seca e cinzenta, mas depois da caminhada saborearam doces de plantas nativas e beberam bastante água.
Para o Sargento Miguel e a Soldado Anita, educadores dos patrulheiros, foi o sucesso de mais uma etapa do programa que, a cada encontro, cativa as crianças e estimula a prática da cidadania, do patriotismo, da ética e da alteridade.
O evento ocorreu no Tiro de Guerra. Também estiveram presentes o Capitão PM Vieira, Coordenador do Projeto, e a Soldado Helenice, além de mães e professoras das crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário