Por meio de sua Diretoria de Política Agrícola, a Fetape promove até esse sábado (21) em Serra Talhada o “Curso para Agentes de Desenvolvimento Territorial em Valorização e Propagação de Sementes Crioulas”. A atividade, que começou ontem, tem com objetivo capacitar multiplicadores/as para atuarem junto às comunidades rurais no estímulo ao resgate, valorização e propagação dessas espécies de sementes. A iniciativa deverá ainda mobilizar as comunidades para a formação de bancos ou casas de sementes.
Segundo o diretor de Política Agrícola da Fetape, Adimilson Nunis, esse tema é relevante, levando em consideração que foi assinada uma portaria, durante a 5ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, relativa à criação do Programa Nacional de Sementes e Mudas que, juntamente com a regulamentação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a implementação do Programa de Regularização Ambiental (PRA), provocarão uma elevação na demanda por sementes e mudas, principalmente as crioulas.
Cerca de 35 pessoas, entre dirigentes sindicais, lideranças comunitárias, associados dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da região, além de representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e da Unidade Acadêmica de Serra Talhada/UFRPE, devem participar da atividade, que acontecerá no Hotel São Cristovão, no Centro de Serra Talhada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário