Na tarde desta quinta-feira (28 de maio de 2015), a equipe do S1 Notícias flagrou uma ligação considerada irregular, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do prédio do Centro de Geração, para uma residência particular.
O proprietário da casa afirmou que a prefeitura tinha conhecimento do “gato”. Um funcionário da prefeitura, procurou o site para informar que a instalação irregular foi necessária devido a Celpe ainda não ter feito a ligação de energia da residência.
Na maioria das vezes o “jeitinho brasileiro” simboliza a criatividade do povo brasileiro em dar a volta por cima em situações difíceis. Infelizmente o chamado “gato” na rede elétrica, é um bom exemplo disso.
Este ato na verdade é crime previsto em lei no artigo 155 do Código Penal. Quem cometer este crime pode ser condenado a uma pena que pode variar de um a quatro anos de reclusão, além de multa.
As companhias de energia também levam prejuízo com o ato. Mais de 27 mil gigawatts-hora, ou cerca de 8% do consumo do mercado elétrico brasileiro, são consumidos no país de forma irregular. São cerca de R$ 8,1 bilhões em prejuízo, segundo a Aneel. Os equipamentos elétricos também correm risco devido à queda na qualidade da energia e às constantes interrupções no sistema elétrico, aumento do número de ocorrências de falta de energia e danos à rede elétrica com o rompimento de condutores e com a queima de transformadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário