segunda-feira, 11 de abril de 2016

TUPARETAMA COMEMORA 54 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA

A programação dos 54 anos de Tuparetama tem seu ápice hoje, dia em que o município comemora seu aniversário. A programação começou com Alvorada Musical com a Banda Paulo Rocha.
Ao meio dia acontece almoço de confraternização para os servidores municipais; 15hs Desfile de carros; 16hs Corrida Pé Quente; 17hs Parabéns e Corte do Bolo Gigante de Aniversário no Patio de Eventos; 21hs no Pátio de Eventos shows com Forrozão Desejo no Olhar, Vilões do Forró e Forró dos Bossas.
História: A cidade começou chamando-se Bom Jesus, posteriormente Tupã, e finalmente Tuparetama.
Segundo a tradição oral, o povoado foi crescendo a partir da primeira feira livre, realizada em 1889. A capela dedicada a Bom Jesus foi construída em 1910, que deu nome ao povoado.
Em 1938, foi elevada à categoria de vila, denominada Tupã, pertencente ao município de Tabira. Nesta época, era costume nomear cidades e povoados com nomes indígenas. Daí a troca do nome Bom Jesus por Tupã, que era a entidade divina dos índios tupis. Entretanto, em 1943, o nome foi alterado para Tuparetama (“terra de Deus”), por haver uma cidade no Estado de São Paulo com o nome de ‘Tupã’.
A emancipação política do município veio em 31 de dezembro de 1958, após a segunda tentativa. Nas primeiras eleições municipais, Severino Souto de Siqueira foi eleito 1º Prefeito de Tuparetama. Mas a emancipação é lembrada a cada 11 de abril.
A cidade é tida como pacata e já foi muito arborizada. É apelidada de “Princesinha do Pajeú”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário