Os moradores da cidade de Princesa Isabel, sertão da Paraíba no extremo com o estado de Pernambuco já previam a tragédia anunciada com a grande estiagem que afeta o nordeste brasileiro desde 2013. O colapso no abastecimento de água pelas águas do Jatobá II, já havia sido anunciado há dois meses, quando autoridades municipais e população foram alertadas sobre o baixo volume do principal manancial que abastece o município. São 21 mil pessoas na zona urbana que ficarão a partir desta terça feira sem água em suas torneiras, pois segundo informações do Gerente Local da Cagepa, Gledson Nunes, o fornecimento foi suspenso pela incapacidade do motor em bombear as águas.
Uma tragédia como esta nunca ocorreu na cidade que foi fundada pelos escravos e família Pereira. Hoje a população Princesense entra em pânico.
O Sistema Adutor do Pajeú, que extrai água do Rio São Francisco para cidades bem próxima de Princesa isabel como Flores e Carnaíba, fica distante apenas 18 Km da mais nova cidade desesperada por falta de água e não tem nenhuma previsão de quando a cidade será abastecida pelo canal da Transposição do São Francisco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário